1 de set. de 2010

Ciclovias/Ciclofaixas/Prefeitura/HardTrack/Kika/Ciclistas em Geral...

Título do post meio estranho,mas lendo tudo vcs irão entender...

Abri espaço no blog para a grande amiga/ciclista Kika tb colocar sua opinião sobre um assunto que o pessoal da Hard Track levantou essa semana...

E parabéns ao Cléber e a galera da HardTrack pela iniciativa de conversa com políticos,mas sabe como é...Ano de eleição os caras prometem tudo...

O lance é sobre ciclovias e ciclofaixas que a Secretaria de Transportes de SJC quer implantar na cidade,mas tem "histórico" essa conversa...Clica aqui,aqui,aqui,aqui,aqui e aqui pra ver...
Lembrando que o espaço está aberto para outras opiniões....Boa Leitura...

Olá,
Exercendo a filosofia do respeito às diferenças (sim, elas fazem parte da sociedade!), gostaria de comentar a notícia (vejam bem: a notícia) veiculada pela Hardtrack a respeito da posição da Sec. de Transportes para com as BICICLETAS, em nossa São José dos Campos.
Me sinto à vontade para fazer isso pois não só uso a BIKE há mais de uma década (seja para lazer, prática de MTB, veículo de transporte, ou cicloturismo e etc...) como ACREDITO nela. E já tive minhas experiências (inclusive, enquanto militante da ONG Vale Verde), em anos anteriores, em reuniões junto à respectiva secretaria.
Aliás, a última vez que participei de reunião com eles foi em março do ano passado, justamente para discutir como seria a ciclovia da Via Oeste. Estavam também, na ocasião, Ramiro, André Andrade e Ricardo Piva.
Muito educadamente, disponibilizamos nosso tempo e sugestões e nos sentamos com o Sr. Paulo Guimarães e equipe da ST. Tudo em vão, pois deu no que deu: quando a via foi inaugurada, no dia 04 de maio, onde estava a ciclovia? É...amigos, ela veio só depois de tardios 7 meses e, mesmo assim, só com um bom barulho de cicloativistas! E, detalhes à parte: pois temos ainda ali graves erros e infrações!

A questão é que tudo que envolve a BICICLETA é muito lento... e o que nos dizem (secretaria de transportes e toda a prefeitura, em geral), nas reuniões, NÃO é o que REALMENTE ACONTECE. E, além disso, eles NÃO estão preparados para ouvir críticas construtivas (e justas) e, com elas, aprender.

Pois, quando são criticados, automaticamente, não querem mais saber de se reunir (com aqueles que fizeram as críticas). Aí, começam a esconder informações, censurar, negar o acesso a projetos e etc. Isso, aliás, chega até a ser uma "infantilidade" em plenos tempos de democracia!

Viraevolta paira esse discurso do "temos a boa intenção.... estamos trabalhando isso silenciosamente... queremos ciclovias na cidade toda".
Mas onde estão os PRAZOS? Fica sempre essa interrogação - para eles e, obviamente, para nós.


Vejam que de fato nunca mencionam isso e a prefeitura INSISTE com o tal :
"as opiniões de vcs, ciclistas, são super importantes e estamos levando tudo isso em conta".
Mas, tudo isso é algo para amaciar os ânimos e deixar a MASSA CALMA.


Afinal, enquanto ciclovias e afins não vêm (e olha que a nossa lei é de 1992), mais e mais pistas aos veículos motorizados são ampliadas e inauguradas e... "sem esbarrar em dificuldades de projetos", como costumam alegar quando o assunto é uma ciclovia.

Então, como assim? Será que é preciso sempre fazer um PROTESTO (toda vez que uma via for inaugurada) para que façam a DEVIDA CICLOVIA? Não deveria ser assim. Aí, os que vão lá e protestam (o que é de direito constitucional, aliás), são tachados como chatos. Ôpa - eis a lógica invertida.

Vide um exemplo que está acontecendo exatamente agora: estão fazendo a ligação da Via Oeste com a av. Cassiano Ricardo, reabrindo aquela estrada que passa ao lado do condomínio Colinas (Fotos em anexo).

Aí, eu me pergunto: vai ter a ciclovia ali como bem DITA A LEI MUNICIPAL 4319? Tenho minhas dúvidas. Deixe-nos ver o projeto ANTES e opinar - mas de forma séria e válida, não como foi feito com a reunião para se discutir a ciclovia da Via Oeste. Aliás, é bem viável a ciclovia ali uma vez que ela já pode formar um "ramal" com a ciclovia da Via Oeste.

E notem: não há sequer uma campanha séria em nosso município que VALORIZE A BICICLETA COMO VEÍCULO DE TRANSPORTE e NÃO SÓ DE LAZER!!! O preconceito em torno disso é muito grande. A própria sec. de tranportes frequentemente, em textos, entrevistas e oratórias, comete o deslize de NÃO considerar a BICICLETA um veículo de transporte. Que gafe!

A idéia das faixas exclusivas aos domingos, sim, é uma ótima pedida. No entanto, isso pode ficar na "míngua" se o município NÃO abraçar de uma vez por todas as políticas públicas de incentivo às BIKES como um efetivo meio de locomoção.

Corre-se o risco de ter motoristas abrindo o vidro (como acontece em S.Paulo) e gritando para um ciclista que está pedalando na faixa em plena 3a feira, para ir ao trabalho: "saia daí, pois hj não é domingo... não é dia de ciclofaixa". Posso ter sido radical no exemplo, mas é para refletirmos como estamos atrasados e somos medíocres na visão sobre o que é uma BICICLETA e o que é UMA CIDADE PARA TODOS.

Sinceramente, para mim, antes de projetos MIRABOLANTES (como este que parece estar sendo elaborado há anos), a lei que obriga a construção de CICLOVIAS deveria se fazer valer HOJE!

E devemos nos lembrar que o "ótimo é inimigo do bom". Ou seja: não sei até que ponto realmente os nossos gestores estão preocupados com a questão da eficiente MOBILIDADE URBANA EM NOSSO MUNICÍPIO já que ficam só projetando e reprojetando "aquilo" que parece não estar ao nosso alcance.

Insisto: enquanto "pensam e projetam silenciosamente" (a portas fechadas), mais e mais vias vão sendo inauguradas sem a ciclovia - triste esse descarado descumprimento legal! Com isso, quem perde SOMOS TODOS NÓS!

Desculpem-me o longo texto... porém, eu não ia conseguir deixar de expressar a minha opinião. Tenho ficado pouco em São José, todavia, mesmo a distância, procuro estar atenta a tudo e não me deixar convencer por simples retóricas. A cidade, até então, traz mais exemplos de descaso com os ciclistas e pedestres, em geral, e não o contrário! Basta ABRIR os OLHOS e não só "ver" e sim, interpretar o cenário.

Saudações, paz e viva BOGOTÁ (Colômbia) que já chegou a 300 km de ciclovias na cidade.
O motivo? Simples vontade política e correta compreensão do que é realmente o "espaço público" e para quem ele serve.

Federica Giovanna Fochesato (Kika) - jornalista e educadora ambiental .
kikabicicleta@gmail.com


Abs.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí Kiquinha, não vamos parar kikar a peteca, ela não pode cair.

Abraços,

Espingardino do Cano Curvo