Abri espaço no blog para a grande amiga/ciclista Kika tb colocar sua opinião sobre um assunto que o pessoal da Hard Track levantou essa semana...
E parabéns ao Cléber e a galera da HardTrack pela iniciativa de conversa com políticos,mas sabe como é...Ano de eleição os caras prometem tudo...
O lance é sobre ciclovias e ciclofaixas que a Secretaria de Transportes de SJC quer implantar na cidade,mas tem "histórico" essa conversa...Clica aqui,aqui,aqui,aqui,aqui e aqui pra ver...
O lance é sobre ciclovias e ciclofaixas que a Secretaria de Transportes de SJC quer implantar na cidade,mas tem "histórico" essa conversa...Clica aqui,aqui,aqui,aqui,aqui e aqui pra ver...
Lembrando que o espaço está aberto para outras opiniões....Boa Leitura...
Olá,
Olá,
Exercendo a filosofia do respeito às diferenças (sim, elas fazem parte da sociedade!), gostaria de comentar a notícia (vejam bem: a notícia) veiculada pela Hardtrack a respeito da posição da Sec. de Transportes para com as BICICLETAS, em nossa São José dos Campos.
Me sinto à vontade para fazer isso pois não só uso a BIKE há mais de uma década (seja para lazer, prática de MTB, veículo de transporte, ou cicloturismo e etc...) como ACREDITO nela. E já tive minhas experiências (inclusive, enquanto militante da ONG Vale Verde), em anos anteriores, em reuniões junto à respectiva secretaria.
Me sinto à vontade para fazer isso pois não só uso a BIKE há mais de uma década (seja para lazer, prática de MTB, veículo de transporte, ou cicloturismo e etc...) como ACREDITO nela. E já tive minhas experiências (inclusive, enquanto militante da ONG Vale Verde), em anos anteriores, em reuniões junto à respectiva secretaria.
Aliás, a última vez que participei de reunião com eles foi em março do ano passado, justamente para discutir como seria a ciclovia da Via Oeste. Estavam também, na ocasião, Ramiro, André Andrade e Ricardo Piva.
Muito educadamente, disponibilizamos nosso tempo e sugestões e nos sentamos com o Sr. Paulo Guimarães e equipe da ST. Tudo em vão, pois deu no que deu: quando a via foi inaugurada, no dia 04 de maio, onde estava a ciclovia? É...amigos, ela veio só depois de tardios 7 meses e, mesmo assim, só com um bom barulho de cicloativistas! E, detalhes à parte: pois temos ainda ali graves erros e infrações!
Pois, quando são criticados, automaticamente, não querem mais saber de se reunir (com aqueles que fizeram as críticas). Aí, começam a esconder informações, censurar, negar o acesso a projetos e etc. Isso, aliás, chega até a ser uma "infantilidade" em plenos tempos de democracia!
Viraevolta paira esse discurso do "temos a boa intenção.... estamos trabalhando isso silenciosamente... queremos ciclovias na cidade toda".
Mas onde estão os PRAZOS? Fica sempre essa interrogação - para eles e, obviamente, para nós.
Vejam que de fato nunca mencionam isso e a prefeitura INSISTE com o tal :
"as opiniões de vcs, ciclistas, são super importantes e estamos levando tudo isso em conta".
Mas, tudo isso é algo para amaciar os ânimos e deixar a MASSA CALMA.
Afinal, enquanto ciclovias e afins não vêm (e olha que a nossa lei é de 1992), mais e mais pistas aos veículos motorizados são ampliadas e inauguradas e... "sem esbarrar em dificuldades de projetos", como costumam alegar quando o assunto é uma ciclovia.
Então, como assim? Será que é preciso sempre fazer um PROTESTO (toda vez que uma via for inaugurada) para que façam a DEVIDA CICLOVIA? Não deveria ser assim. Aí, os que vão lá e protestam (o que é de direito constitucional, aliás), são tachados como chatos. Ôpa - eis a lógica invertida.
Vide um exemplo que está acontecendo exatamente agora: estão fazendo a ligação da Via Oeste com a av. Cassiano Ricardo, reabrindo aquela estrada que passa ao lado do condomínio Colinas (Fotos em anexo).
Aí, eu me pergunto: vai ter a ciclovia ali como bem DITA A LEI MUNICIPAL 4319? Tenho minhas dúvidas. Deixe-nos ver o projeto ANTES e opinar - mas de forma séria e válida, não como foi feito com a reunião para se discutir a ciclovia da Via Oeste. Aliás, é bem viável a ciclovia ali uma vez que ela já pode formar um "ramal" com a ciclovia da Via Oeste.
E notem: não há sequer uma campanha séria em nosso município que VALORIZE A BICICLETA COMO VEÍCULO DE TRANSPORTE e NÃO SÓ DE LAZER!!! O preconceito em torno disso é muito grande. A própria sec. de tranportes frequentemente, em textos, entrevistas e oratórias, comete o deslize de NÃO considerar a BICICLETA um veículo de transporte. Que gafe!
A idéia das faixas exclusivas aos domingos, sim, é uma ótima pedida. No entanto, isso pode ficar na "míngua" se o município NÃO abraçar de uma vez por todas as políticas públicas de incentivo às BIKES como um efetivo meio de locomoção.
Corre-se o risco de ter motoristas abrindo o vidro (como acontece em S.Paulo) e gritando para um ciclista que está pedalando na faixa em plena 3a feira, para ir ao trabalho: "saia daí, pois hj não é domingo... não é dia de ciclofaixa". Posso ter sido radical no exemplo, mas é para refletirmos como estamos atrasados e somos medíocres na visão sobre o que é uma BICICLETA e o que é UMA CIDADE PARA TODOS.
Sinceramente, para mim, antes de projetos MIRABOLANTES (como este que parece estar sendo elaborado há anos), a lei que obriga a construção de CICLOVIAS deveria se fazer valer HOJE!
E devemos nos lembrar que o "ótimo é inimigo do bom". Ou seja: não sei até que ponto realmente os nossos gestores estão preocupados com a questão da eficiente MOBILIDADE URBANA EM NOSSO MUNICÍPIO já que ficam só projetando e reprojetando "aquilo" que parece não estar ao nosso alcance.
Insisto: enquanto "pensam e projetam silenciosamente" (a portas fechadas), mais e mais vias vão sendo inauguradas sem a ciclovia - triste esse descarado descumprimento legal! Com isso, quem perde SOMOS TODOS NÓS!
Desculpem-me o longo texto... porém, eu não ia conseguir deixar de expressar a minha opinião. Tenho ficado pouco em São José, todavia, mesmo a distância, procuro estar atenta a tudo e não me deixar convencer por simples retóricas. A cidade, até então, traz mais exemplos de descaso com os ciclistas e pedestres, em geral, e não o contrário! Basta ABRIR os OLHOS e não só "ver" e sim, interpretar o cenário.
Saudações, paz e viva BOGOTÁ (Colômbia) que já chegou a 300 km de ciclovias na cidade.
O motivo? Simples vontade política e correta compreensão do que é realmente o "espaço público" e para quem ele serve.
Federica Giovanna Fochesato (Kika) - jornalista e educadora ambiental .
kikabicicleta@gmail.com
Abs.
Um comentário:
É isso aí Kiquinha, não vamos parar kikar a peteca, ela não pode cair.
Abraços,
Espingardino do Cano Curvo
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