Ontem,17 de Dezembro,foi ao ar um reportagem na TV Vanguarda (Globo) sobre a aprovação de um projeto em SJC (Não consegui saber qual foi o Vereador que fez esse projeto),que obriga Shoppings e Supermercados a colocarem Paraciclos para "estacionar" as bikes.
Muito bom isso,mas como podemos fazer mais ???? Por exemplo,divulgando e participando ativamente toda última Sexta-Feira de cada mês da Bicicletada,que começa às 20:00hs na Pça São Dimas.Dia 26/12 acontecerá a Bicicletada de Natal.
E no site da TV Vanguarda,para ver a reportagem,acesse esse link :
13h18min - 17/12/2008
Lei aprovada na Câmara de São José determina criação de estacionamento para bicicletas.
Um projeto de lei quer obrigar a criação de estacionamentos exclusivos para bicicletas em shoppings e supermercados de São José dos Campos. Mas a falta de local apropriado para guardar esse veículo não é a única dificuldade enfrentada pelos ciclistas.
Os repórteres Hellen Santos e Franklin Feitosa percorreram um dos trechos mais movimentados da cidade, entre a zona sul e Centro e conferiram de perto os perigos sobre duas rodas.
Uma cidade cortada pela rodovia Dutra, uma das mais movimentada do país. Quase todas as rotas passam pela estrada. Uma realidade que confronta com o número de ciclistas de São José dos Campos: cerca de 30 mil, segundo a Secretaria de Transportes. E eles não se intimidam.
Com a ajuda de uma microcâmera, a equipe de reportagem filmou um dos trechos mais usados por ciclistas. É o trajeto que vai do Jardim das Indústrias e Parque Industrial até o Centro da cidade. O mesmo trajeto é também o trecho mais perigoso para quem vai de bicicleta.
O início é tranqüilo, pois há uma faixa exclusiva para ciclistas. Ela é larga e plana, mas curta. O trajeto acaba e na calçada mesmo surgem as interrupções: um poste caído e guias altas. Enfim, chega a hora de cruzar a pista, o primeiro grande desafio. Neste trecho é difícil, pois há uma faixa de pedestres que não é respeitada. A avenida é marginal da Dutra e fica em frente à passarela. Muitas pessoas têm que esperar por bastante tempo até conseguir atravessar.
Travessia feita,agora o trajeto segue pela canteiro da Dutra. A trilha das bicicletas está marcada no chão. Chega o fim do canteiro e nada de ciclovia. Para chegar à região central sem passar pela Dutra, a alternativa seria o Anel Viário. Mas lá, bicicletas são proibidas e não há acostamento. Já na estrada, a proibição também vale, mas como há uma faixa larga de acostamento, os ciclistas se arriscam.
Em uma cidade pouco adaptada para bicicletas, estacioná-las também é um outro desafio. Em muitos comércios, elas ficam do lado de fora. “Procuro uma grade, poste ou árvore, amarro a bicicleta e rezo para não roubarem”, brinca João Paulo da Silva, que é operador de telemarketing.
A boa notícia é que na última sessão do ano, a Câmara aprovou um projeto de lei que obriga shoppings e supermercados a oferecer espaço também para as bicicletas. Em um shopping da zona sul de São José, há estacionamento próprio para ciclistas e o estabelecimento é um dos poucos que já oferecem vagas. Por dia, cerca de 300 ciclistas utilizam o local.
O projeto agora aguarda aprovação, ou não, do prefeito. Segundo Eduardo Cury, prefeito de São José, a idéia é boa. “Eu pretendo ampliar muito o número de ciclovias em São José, mas de uma forma integrada: ligando as novas ciclovias com os pontos importantes como comércios, repartições públicas, shoppings, onde terão locais de estacionamento dessas bicicletas. Mas acredito que é plano que nós vamos ter só para os próximos 15 ou 20 anos, de forma que daqui a algum tempo, toda a cidade esteja integrada para quem quer usar a bicicleta”, afirma Cury.
Abs.
Um comentário:
ahhh q bom! qdo eu tiver com quase 50 aninhos terei uma ciclovia pra passear por toda cidade! =)
hohoho...
feliz natal pra vc tbm...
Postar um comentário