26 de ago. de 2011

BikeBlogSJC nos Andes...

Sabadão no supermercado encontro o Henrique,o cara que pedala,corre,sobe montanha,acampa,trabalha,lava,cozinha e passa e ainda é o guia da galera no Pico dos Marins...
Hoje abro o email e ele me manda um texto e essas fotos...
Fala que foi pra Bolívia fazer trekking e tb um pedalzinho básico no famoso Camiño de La Muerte...

Segue pra vc ler e sentir o drama :

Grande Ramiro, Beleza?

Aquele dia que nos encontramos no supermercado, eu ia comentar com voce de um rolë que eu estava a fim de fazer, mas como eu náo tinha muita certeza que ia rolar acabei nem falando nada.


Mas rolou, e como nao poderia deixar de ser, prestei minha homenagem ao bike blog, que como ja comentei varias vezes, sou fa de carteirinha. Estou te escrevendo direto de La Paz, Bolivia, onde a poucas horas fiz o famoso Camiño de la Muerte. Ai vai a historia toda:

Vim para a Bolivia atras das montanhas andinas, ou elas que estavam ha algum tempo me chamando. Depois de um Trekking fantástico na Cordilheira Real, resolvi fazer o famoso Camiño de la Muerte para ver o porque desse nome. Tudo comeca a 4700 metros em plena Cordilheira dos Andes e termina a 1180 metros ja na Amazonia boliviana.


Do branco da neve congelada ao verde da floresta. De 0 a 30 graus de temperatura. Sao 5 horas de pedal, de La Cumbre até Coroico. Uma parte de asfalto e outra de terra, pedra, lama e coisas parecidas. 64 kilometros de descida.

O nome caminho da morte vem do fato de ser uma estrada onde no passado morriam em media 80 pessoas por ano devido ao precipicio assustador que acompanha grande parte do trajeto. Depois de passar por varias cruzes pelo caminho, ouvir historias e ver com os proprios olhos, entendi o porque do nome.


Fomos em um grupo de 16 pessoas. Tinha somente eu e um casal de brasileiros, o restante era uma miscelania. Tinha japones, chileno, ingleses, americanos, franceses e neozelandeses.

Usei uma bike japonesa da marca Yakuza, não reparei no modelo. As agencias te dão opções de marca, hard tail ou full, capacete assim ou assado.


O que chama a atenção é que a policia proíbe que seja usada a coroa maior, pra neguinho não correr mais do que necessário, já que é uma via com transito normal. Assim, só dá para chegar a uns 80 por hora.

Um pedal fantastico que vale a pena ser feito, e que fica muito mais barato que ir para o nordeste ficar deitado com a bunda virada para o sol, ou coisas parecidas. Quem gosta moutain bike tem ir para a Bolivia.

O ideal é ir no inverno. Vamos combinar para irmos no ano que vem, tentar juntar uma galera. Um feriadão de 4 dias já é o suficiente.

Um abraco e ate mais.

Henrique.

E aí,quando parte o próximo buzão dos insanos pra lá???










Está vendo,o blog é internacional e tb está na yakuza...O troço aqui é ninja,rapá...



Henrique,valeu pelo texto,pelas fotos e pelo jabá aí na terrinha do Evo Morales...
Abs.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fala Ramiro

isso sim é um pedal de verdade, conhecer novos lugares, paisagens diferentes, putz mesmo que eu não vá em um pedal desses fico feliz por quem vai.

E como ele mesmo disse no email, muito melhor do que ir para o nordeste ficar feito bobo lá com a bunda virada para o sol.

Muito show de bola.. ta de parabéns.

Abraços

Alex

Bike Blog SJC disse...

Fala Alex...

Realmente é um pedal de gente grande...

Vamos tentar armar algum esquema pro ano que vem...

Quem sabe dá certo...

Abs.

MT XC BIKER disse...

*Carretera de la muerte

*http://mtxcbiker.blogspot.com/2010/07/080710-estrada-da-morte-bolivia.html