5 de mai. de 2011

Ciclistas isolados - Zona Sul...

No início da semana,nosso amigo André Luiz,grande ciclista,leitor do blog e atento a questão de mobilidade urbana em SJC manda a pergunta :

"Vc sabe pq estão tirando os acostamentos da Via Dutra entre o ValeSul e o Extra???Faço esse caminho de bike todo dia e o acostamento era seguro pra pedalar entre o Satélite e o Centro da cidade."
Aí fui tentar descobrir...Sites da NovaDutra e da Secretaria de transportes e nada...

Pedi pro André Luiz mandar umas fotos do local....Foi o que ele fez...

Como o André Luiz mora no Bosque e trabalha no Centro,ele usa a bike todo dia para se locomover e isso de acabarem com o acostamento,deixou o trajeto muito mais perigoso do que já era...

Acostamento????Isso não existe mais nesse trecho...

Mas aí,na edição de hoje do jornal O Vale,saiu uma matéria sobre essa modificação na Dutra...


Vão alargar a Av. Jorge Zarur (Vidoca),demolindo a pista central (ponte) e todo o tráfego irá pela pista marginal...


No sentido SP,as obras irão demorar cerca de 4 meses....Não se anime pq depois tem o sentido RJ e deve demorar o mesmo tempo,segundo a reportagem...


Então,amigo(a) ciclista,que quer sair (ou ir) da Zona Sul ao Centro por esse trecho da Dutra,na boa,esquece...


Com acostamento é perigoso,sem acostamento é mais ainda...E com todo os veículos sendo obrigados a usar a pista marginal,pode ter certeza que se quiser morrer,é só pedalar por lá...


O lance é pensar em usar outra rota,pelo menos até terminarem as obras...


Abs.

6 comentários:

CRISTIANO disse...

Junior naum é só a zona sul que esta isolada naum, nós da zona leste tbm a Dutra neste pedaço nosso aqui "viaduto da Embraer até a Entrada da Petrobras" tbm está sem acostamento e o movimento ali de carros é muito grande. Abraço Cris surdo

Fochesato disse...

GENTE, quando eu falo...
Tá aí mais essa reforma toda provando que a cidade tem UMA PUTA POLÍTICA DE INCENTIVO AO TRANSPORTE INDIVIDUAL (Carro)!!! Pois vai mais e mais abrindo, ampliando vias de ALTA VELOCIDADE e basta!
Isso são soluções imediatistas que NADA resolverão a longo prazo!
VIVA A CARROCRACIA JOSEENSE!!!

Anônimo disse...

ola Ramiro,parabens pelo post, ficou ótimo.hoje fui pela marginal do lado do vale sul lá tem um bom trecho de acostamento, só é um pouco perigoso na saída da marginal pro CTA. enquanto nao acho outro caminho vou por la mesmo! um abrço andre luiz.

Anônimo disse...

Ramiro, esse caminho era uma boa alternativa pra ir à Embraer (moro no Bosque) e a única opção "segura" pra ir à região central. E quem depende da bike pra trabalhar? Pelo menos a empresa oferece ônibus pra eu ir pro trabalho. Alguém sabe se a obra do Vidoca contempla alguma solução de passagem pra pedestres ou bikes? Hoje não há nada nesse sentido. Abraço Perote

Unknown disse...

Fala Ramiro!...
estou com vontade de chorar cara!... eu e MUITOS ciclistas (aqueles que inclusive não utilizam a bike por opção, e sim por necessidade para ir ao trabalho!!!) usam este trecho da DUTRA!... hj estou sem pedalar por que estou tratando uma tendinite no tornozelo, e quando vi aquela obra indo ao trabalho me bateu um desespero!.. LOGO pensei.. PUTA MERDA!. e AGORA.??. devo voltar a pedalar em 1 MÊs e faço exatamente este caminho !!! o pior é que é nos dois sentidos!.. que raiva!... hoje voltando do trabalho vi um Senhor em sua boa e velha Barra Forte, pedalando naquele trecho (em frente ao Center Vale) me deu um desespero. Eu como ciclista e bom motorista, passei LONGE para não assustá-lo. Porque o cara coitado não tinha nenhum espaço para pedalar.. e assim que o passei comecei a rezar para que nenhuma Carreta ou carro pequeno encostasse naquele senhor!.. Estou revoltado com este trecho, pois UTILIZO tbm para ir do Parque Industrial até o INPE... ou seja UTILIZAVA né!.. vou estudar um outro trajeto..

um Abraço do MiJão que está sumido dos pedal devido a uma tendinite no tornozelo de tanto pedalar, rsrsrs

AA disse...

Olá, sou ciclista há muitos anos e uso minha bike para tudo, de ir ao açougue ou padaria, como também nas trilhas de SJC.
Vou para o Satélite e sei a dificuldade.
Mas sou motorista. E isso me faz ver com outros olhos, se levo uma fechada de um outro carro com meus dois filhos no banco de trás com suas devidas cadeirinhas, vou jogar o carro no acostamento ou neste caso, vou manter o carro em cima do ciclista, é instinto.
Na rodovia, a velocidade é alta e mesmo vendo o ciclista, muitas vezes não dá para fazer nada, nunca atropelei, graças a deus, mas já vi cada coisa. E o tiozinho coitadinho, ele esta errado, tem alternativas de chegar do bosque ao centro, é só passar pelo novo viaduto Talim e subir a vila Nair e sai lá no NOVOTEL.

Valeu e sobre andar na Dutra é fogo com ou sem acostamento - não muda nada.