28 de mai. de 2009

BIKE x BUS...

César,grande amigo,mandou o mail abaixo uns dias atrás contando o que aconteceu com ele e expondo sua revolta com os motoristas irresponsáveis e que não tem respeito por outras pessoas,não importa se são ciclistas,pedestres e até motoristas de outros veículos.

Ele tb enviou esse mail para a Secretaria de Transportes de SJC,relatando o fato e pedindo explicações sobre quais providências a ST e Prefeitura tomam nesses casos....Mas até agora não teve uma resposta convincente.....
Então,pelo jeito não adianta pedalar com equipamento de segurança,sinalizar e respeitar os outros....Temos que pedalar pela gente e dirigir pelos outros.....Ainda mais sozinho,tome muito cuidado no trânsito....
Até um dia que a nossa realidade seja igual a essa da foto acima,onde uma ciclista e uma mãe/ciclista com uma bike/carrinho de bebê são respeitadas pelo motorista do ônibus...


Boa tarde Pessoal,

Eu vou relatar a vocês um fato que ocorreu comigo no sábado dia 16/05/2009 próximo das 10:00 hs da manhã. Gostaria que vocês repassassem esse depoimento para todos os ciclistas que vocês conhecem, pois estamos vivendo um problema muito sério nas ruas de São José dos Campos.

No sábado de manhã por volta de umas 9:00 hs sai de casa para fazer um leve passeio de bicicleta com o intuito soltar as pernas e verificar como estava a regulagem da bike, pois no domingo iria correr o Big Biker.
O passeio não levaria muito tempo e o percurso seria pelas ruas da Vila Adyana e Vila Ema. Durante o passeio as ruas estavam tranquilas em relação ao movimento de carros e o clima estava bom para pedalar. Porém, já voltando para casa ocorreu um fato lastimável.
Após percorrer a Av. 9 de Julho fiz a curva do Tênis Cuble e segui reto para fazer a estreita curva (à direita) que dá acesso à Av. Adhemar de Barros. Ao entrar nessa curva, percebi que havia um ônibus vindo pelo mesmo caminho e mantive a bicicleta à direita da rua. Eu estava devagar e pensei que o ônibus acompanharia a minha velocidade e que não haveria problemas, uma vez que a curva é estreita e pequena, onde não há necessidade de acelerar o veículo. Mas, para a minha indignação o motorista entrou na curva acelerando e jogou o ônibus em cima de mim.
Eu fui afastando a bike para a direita o máximo que eu pude e quando o ônibus acabou de passar eu perdi o equilíbrio e cai no meio da curva. Assim que cai, soltei os pés do pedal de encaixe e virei pra ver se não estava vindo carro ou qualquer outro veículo que pudesse me atropelar. Estava vindo um outro ônibus que parou até eu sair da rua. O ônibus causador do problema seguiu em frente sem a menor preocupação e eu não consegui anotar a placa. Essa curva como todos sabem quase não há espaço suficiente para passar um ônibus e cair num local desses é risco de vida, pois a possibilidade de atropelamento é alta, não há como desviar. É lamentável e revoltante viver uma situação dessas...
Esse fato mostra a irresponsabilidade, o desrespeito e a falta de caráter de alguns motoristas que estão no comando de veículos motorizados. Recentemente houve aquele acidente em São Paulo envolvendo um ônibus e uma ciclista, a qual não sobreviveu. Que chances tem um ciclista contra um ônibus????
É importante lembrarmos que muitas pessoas utilizam a bicicleta como meio de transporte e que todos os dias são vítimas de fatos como esses.
Acho que temos que nos perguntar e perguntar as autoridades responsáveis até quando presenciaremos essas barbaridades, esses absurdos contra os ciclistas??????? Quantas pessoas precisarão se acidentar para que seja tomada uma providência?????
É lastimável sabermos que durante uma simples pedalada, na qual estamos praticando um esporte saudável e não poluente, temos que nos preocupar com ações de motoristas insanos que podem nos causar acidentes graves ou mesmo tirar-nos a vida.
Pessoal, repassem esse e-mail para o maior número de pessoas possíveis, vamos tentar levar o assunto ao conhecimento de todos e fiquem atentos ao pedalar, pois não estamos seguros.

Abraço,

César Tonoli, M.Sc.

Nenhum comentário: