22 de set. de 2010

Dia sem Carro...E aí????

Se vc pedala constantemente e só hj que é o "Dia Mundial sem Carro",resolveu sair de casa de bike para trabalhar,estudar,namorar,etc...
Parabéns,mas será que só hj é suficiente????
Faz alguns meses que só vou trabalhar,fazer compras,ir no centro da cidade,buscar minha filha na escola...Tudo isso de bike...
E quando não vou de bike,estou andando ultimamente de ônibus...Tb é fácil,clica aqui no site da prefeitura de SJC que lá tem todos os itinerários e horários dos "coletivos"...Não tem desculpa...rs
A foto do post é da minha bike trancada aqui na empresa...A data e horário da foto ???? Hoje pela manhã,dia 22/09 às 09:20hs....
É mais fácil que vc pensa em fazer isso um hábito diário...Uma bike simples mas que não te deixa na mão,paralamas,bagageiro e claro,trancas/correntes e cadeados...
Claro que tanto faz vc pedalar num pelotão ou sozinho,a maioria dos motoristas não respeita ninguem...Até com criança na "garupa" os caras quase passam em cima...
Bogotá,capital Colombiana,é exemplo mundial sobre mobilidade urbana...Inclusive um tempo atrás saiu na BikeAction uma entrevista com o ex-prefeito da cidade onde ele fala uma coisa interessante que é mais ou menos isso : "Carros deveriam ser proibidos de estacionar na rua,afinal a rua é pública e o carro é particular,então o motorista que pague para estacionar o carro em lugares privados"....
Veja o vídeo desse link,é bem curtinho e dá pra sacar o esquema deles...
Abs.

3 comentários:

Silvia disse...

Ramiro, acho que eu já tinha comentado isto aqui há muito tempo: tem que ter coragem pra pedalar em SJC. Eu tenho duas filhas que já pedalam até direitinho, aguentam ir até a escola de bike (a volta é mais dura, ao meio dia), mas não tenho coragem de fazer isso rotineiramente. Porque a gente acha que, como tem criança, os motoristas vão ser mais cuidadosos... Que nada! E eu acabo optando por desrespeitar a lei (e os pedestres, embora sejam poucos nos meus trajetos), colocando as meninas para pedalar na calçada, enquanto eu pedalo na ciclofaixa na contramão. Tudo errado, mas não tenho coragem de fazer de outro jeito. E faria muito mais se tivesse espaço adequado e mais segurança.

Bike Blog SJC disse...

Oi Silvia...

Concordo com tudo que vc disse...Eu tb não tenho coragem de colocar meus filhos pra pedalar na rua...

E o exemplo que dei tb já aconteceu comigo...Fui buscar minha filha na escola (o que faço diariamente) e na volta um babaca quase passando em cima da gente,quando eu consegui sair pro lado o cara ainda manda um tradicional "lugar de bicicleta é na calçada"...

E o pior que a prefeitura só enxerga carros e motos na rua (ainda enxerga mal)..bicicleta e pedestre pra eles??? Só atrapalham a fluidez do trânsito...

Abs.

Kika disse...

Olá!
Como sempre, parabenizo sua sensibilidade diante da crucial MOBILIDADE URBANA e EFETIVO RECONHECIMENTO DA BICICLETA COMO MODAL DE TRANSPORTE!
Não vamos desisti! Vamos mais e mais praticar nossa CIDADANIA cutucando a prefeitura...escrevendo na página 02 do jornal O VALE (redacao@ovale.com.br), mandando emails aos vereadores e tchurma... conversando com os nossos amigos e, aos poucos, divulgando a IDÉIA DA BICICLETA como a solução para uma série de problemas que a "aquisição" e "uso irracional" dos AUTOS foram criando num ciclo vicioso!
Paz e pedais a tod@s!!! VIVA AS BIKES!!!
Kika (Federica Fochesato)