17 de dez. de 2009

Ogro 12hs....

Nosso grande brother Fabinho OgroZumbi,oitavo na sua categoria no 12hs,que rolou no último dia 6 de Dezembro...É a competição que fecha o calendário de MTB no Brasil...

Como já tínhamos combinado desde o começo do ano que ele iria mandar um texto pra gente sobre a prova,o cara cumpriu a promessa com um certo atraso,mas cumpriu...rsrsrs

lendo o texto e vendo as fotos,dá vontade de ir numa parada dessa uma vez na vida pelo menos....Pra assistir,claro...Ou no máximo correr (correr é modo de dizer,ok...) em quarteto,pq solo só os Ogros pra encarar essa loucura mesmo...

Com a palavra,Fabinho :

Salve Galera do BikeBlogSJC,

Desculpe pela demora, mas como prometido ao brother Ramiro, segue um relato da última competição que participei, que por sinal, foi a mais punk, a mais casca grossa mesmo.

O lance de pedalar no MTB 12 horas é antigo, mas tudo era apenas sonho, fora de realidade anos atrás, uma visão que tinha apenas externo. Ano retrasado (2007) até consegui correr em quarteto, mas mesmo assim não estava satisfeito.

Dupla OgroZumbi : Fabinho e Giuliano...

Como meu amigo Ramiro sabe, porque conversamos no começo do ano, comentei : “Esse ano de 2009 vou correr o MTB 12 horas na Solo”, prontamente ele já me disse : “Conta comigo, ajuda, divulgação, o que for preciso” e assim que começo esse relato, através desses incentivos, dessas ajudas, galera treinando comigo, comecei a treinar duro das 4h30 da madruga até as 7h...

Comecei a fazer longas distâncias nos finais de semana juntamente com meu, o melhor, nosso amigo Jon e o Ramon, vários treinos de single track noturno com a Galera do MTB OGRO ZUMBI, muito pedal por horas e horas para conseguir completar esse desafio.

Participei de muitas provas nesse ano, e cada uma era na mente o seguinte:”se aqui tá dureza, o 12 horas será o dobro”, aprendi que qualquer que seja seu desafio, encare na maior seriedade possível, mas sem perder o bom humor,lógico.

Desafio sim, se matar não, afinal não sou atleta, sou um esportista amante de bike, do prazer de pedalar, do prazer desafiador que e o puro Mountain Bike, o prazer de poder sentir o vento na cara cheia de lama e sorrir depois.
Foi assim que me preparei. Mas não foi só pedal, li muito literatura de bike, assisti muitos DvD’s gringos que mostram corridas de longa duração tais como 12horas e 24horas, preparei meu lado psicológico juntamente com o físico.

Fabinho e seu capacete com adesivo do BikeBlogSJC....

Pq pra suportar o tranco de ficar 12 horas na bike você tem que estar em equilíbrio, ou seja, 50% de físico e os demais 50% e da cabeça, da mente. Já presenciei nego forte, bruto no MTB “morrer” na metade, pois ficou fraco na mente.Lógico que durante o ano, ganhei e perdi com isso, ganhei melhor físico, ganhei disposição a cada dia, ganhei a cada dia uma vontade a mais de treinar e perdi uns quilinhos com isso.

Falando em peso, não posso deixar de comentar minha logística na alimentação da corrida...que foi um belo macarrão preparado pela Dona Jaira (mãe do Giu e da Dani Gava – Ogros), muito pão, queijo, frango desfiado, peito de peru, isotônicos, gel...e assim vai..

Por falar em Ogro, não posso deixar que ainda, alem de correr, tínhamos um desafio interno. O Giu e o Royo também correram na solo, e nossa disputa era a melhor classificação, ou seja, nem importamos que sobre os outros 47 inscritos em nossa categora, borá ao desafio.

Chegamos no dia D, o Jon, eu , Giu, Royo, Audrey (minha esposa), Katia(esposa do Giu ) e Ana Marcia esposa do Royo e mais o Marcao, procurando nosso Staff (apoio da corrida) pois recebemos um convite do nosso brother e proprietário da Pedal Urbano o Guto (Gustavo), bem achamos, achamos sim, uma mega tenda (cabia umas 150 pessoas) com toda infra que possamos imaginar, mecânicos, massagistas, comidas e frutas, isotônicos, banheiros exclusivos..sim minha gente, correr com esse conforto, sabendo que esta tudo tranqüilo, e mais um ponto positivo a fazer um bom trabalho.

Linha de largada, eu,Giu e o Royo, lado a lado, Le Mans (a bike fica a 500m do atleta) e corremos ate a bike, imaginem: “correr de sapatilha, no asfalto, na descida, com bolso lotado de rango e mais duas garrafinhas na Mao? Aff, começou o desafio ali mesmo”. Na primeira volta, como os brothers colados na roda...conhecemos muito bem o circuito...

Circuito muito técnico, varias mudanças de marchas a cada curva, muitos tops, descidas com muitas pedras e curvas fechadas, raízes (essas sinalizadas de tinta vermelha devido ao risco de queda) , mas digo, a alegria somada a adrenalina de estar ali, começou a circular no sangue e assim fomos, como nossas estratégias eram diferentes, acabamos perdendo o contato na prova, e assim fui, solitária ate minha primeira parada, onde meu Staff Jon já prontamente me preparou um malto, e minha esposa um rango esperto...e mais um pedal a frente...volta a volta me sentia bem, era um circuito de 7,5km osso, e utilizei muito giro para completar as voltas, poucas vezes coloquei o pe no chão para empurrar...no fim de tarde mais um parada rápida...e mais voltas e ás 20h (mais ou menos isso) a ultima parada, sim...parei, sentei, jantei e pensei, tenho que voltar e completar ate meia noite.

Fabinho e sua equipe de um cara só : Jonathan..Que tb é Ogro e detona no pedal...

Gente a parada é dura, de noite, como já havia treinando muito de noite e usando dois faróis de 900lumens, soquei a bota (na nossa linguagem e correr mesmo), ate que um amigo me disse, cara vc tá bem, tá forte...soca e vai ate o final...quem era esse brother? O Giu, me dando uma energia positiva para terminar, a mata fechada, passando sozinho ali...só com o farol...nossa dava medo, mas como disse antes, minha concentração tava na finalização da prova, só isso na minha mente, volta a volta queria era finalizar a prova.

Uma volta que estava chegando no cronometro a galera da mesa me disse: “já pode parar se quiser, já são 23h15”, eu olhei e disse: “ainda não, vou fazer mais uma volta, afinal acaba meia noite”...e assim fiz, um pouco de teimosia que custou algo realmente bom, algo que ate então não era minha razão de estar ali, fiz um oitavo lugar com 19 voltas completadas, o mesmo numero de voltas do quinto até meu lugar, que por questões de tempo, acabei ficando nessa posição...

Uma certeza que passo a vocês que estão lendo esse relato: planejei, corri atrás, recebi ajuda de amigos e amigas, treinei, recebi apoio e consegui concluir. Não vou citar nomes, pois quem esta lendo sabe quem é, obrigado a vocês, por fazerem parte da minha vitória.

Forte abraço,
Fabinho.

Daqui a gente deseja parabéns pro Fabinho e pros Ogros...

Abs.

Um comentário:

MTB OGRO ZUMBI disse...

Ramiro, agradecemos a divulgacao...um grande a abraco....Fabinho e MTB OGRO ZUMBI..